quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

1 º Encontro do ano TDJ ! 22/01/2012


Tivemos no último sábado, dia 21 de janeiro, o primeiro encontro do tão falado ano 2012.
Começamos com muita conversa e meditação, relembrando os encontros desde o início do grupo até ali, cada um ia contribuindo com alguma lembrança.
Aos poucos a conversa rendeu, falou-se das dificuldades encontradas ao longo do caminho, das tantas críticas que recebemos por sermos jovens inexperientes, dos que diziam que grupo era algo passageiro e é claro que lembramos principalmente daqueles que não nos deixaram desistir.
Só quem é jovem e quer seguir a sua vida com Cristo sabe o quanto é difícil começar. As pessoas reclamam da falta de interesse da juventude por Deus, mas esquecem de apoiar quando eles se veem decididos a tentar.
O que posso dizer em nome do grupo é que fomos persistentes, e ali, no encontro, vimos o quanto é importante termos fé.
Quem participa de um grupo de jovens sabe que aos poucos aquilo acaba se transformando em uma família, grande ou não.
Infelizmente não foram todos que puderam estar presente no nosso primeiro encontro do ano, mas, não podemos deixar de agradecer a todos os que estão caminhando e que fazem o Trilhos da Juventude acontecer.


Tema: “PRA QUEM NÃO SABE AONDE QUER IR, QUALQUER LUGAR SERVE”.

- Objetivo: trazendo presente o protagonismo juvenil e a importância de sabermos aonde o grupo de jovens quer chegar.

- Ambientação: cadeiras em circulo, símbolos da caminhada do grupo...

1) Acolhida – A coordenação acolhe os/as jovens com alegria, fala do objetivo e tema do encontro e convida a todos e todas para iniciar reunião com o canto: Rosa de Saron- Chance... após a música partilhar espontaneamente, algum sentimento, dificuldade, motivação ou acontecimento especial presente no seu ‘caminhar’ até este momento do encontro.

2) Relembrando o encontro anterior: Motivação: Memória não é História. Memória é o que registramos em nosso corpo. Ela é, por excelência, seletiva. Guardamos aquilo que, por um motivo ou por outro, tem - ou teve - algum significado em nossas vidas. Vamos colocar em comum essa(s) marca (s) que o encontro anterior nos deixou.


3) Olhando a realidade do grupo

Motivação: “A pessoa se realiza projetando-se, isto é, realizando suas possibilidades. Estas são limitadas pelo seu ser, mas seu ser atual se prolonga, projetando-se no futuro. O ser humano é um ‘projeto infinito’. (L. Boff)”. Alguns afirmam que “o ser humano é uma eterna busca”! Seja de si mesmo, do outro, da felicidade, da sabedoria... Enfim não é um ser estático, mas, que tem um sentido na vida, um caminho. Se imaginarmos o caminhar do grupo como uma longa viagem, prevemos a necessidade de parada em Postos de serviços para viajantes (gasolina, borracheiro...) e percebemos o que necessitamos para chegar ao destino almejado: abastecer-se, consertar o que está com problemas para seguir com segurança! Propomos agora, uma parada para tomar uma água, lavar o rosto, olhar no espelho e rever o mapa da nossa vida e do nosso grupo!

Dinâmica: Imaginemos o nosso grupo como um ônibus cheio de pessoas que viajam para algum lugar. Vamos construir uma estrada no chão - com papel, giz, tijolos ou outro. Agora identificar e adicionar à estrada elementos que compõem esse roteiro - postos de gasolina, placas, buracos. Todo grupo deve ser envolvido nessa construção.

 Ao terminar a construção, a coordenação deverá criar situações fazendo com que o grupo sinta-se nesta estrada e responda às situações criadas. Seguem abaixo sugestões básicas para o exercício que a coordenação, ao adaptar à realidade do seu grupo, poderá adicionar outras situações.

- Que serviços serão necessários?(motorista, cantores, navegador).
- Na estrada temos vários postos de serviços. O que nosso grupo necessita para chegar ao destino?
- De que combustíveis necessitaremos?
- Quais outras paradas teremos?
- Para que lugar nosso grupo está indo?
- Quem escolhe o roteiro?
- A estrada está cheia de buracos. Como devemos andar?
- Um prego furou o pneu impedindo que continuemos a viagem. Qual o prego ou os pregos que impedem o grupo a seguir viagem?

Motivação: Acabamos de construir nosso caminho de grupo de jovens. É caminhando que se faz o caminho! Em comunidade vamos nos percebendo e aprendendo um jeito novo de ser e de viver. Somos construtores do nosso mundo, e de nós mesmos? Musica; Um chamado. Estamos nos construindo também a cada dia?

4) Confrontando com a vida de Jesus - Acendendo os faróis

Motivação: Na vida do nosso grupo percebemos várias situações e atitudes que dificulta e outras que contribuem para nosso crescimento enquanto pessoas, e enquanto equipe. Vamos ouvir atentos à Palavra de Deus para que brilhem novos caminhos de vida em grupo.

Leitura Bíblica:Ex 18, 13-27.

Partilha:- O que mais nos chamou atenção no texto?
- Quais as atitudes de Moisés e de seu sogro? Quais os papéis exercidos?
- E como esses papéis ou serviços são exercidos?
- Como está o nosso grupo em relação à proposta do texto bíblico?

         

5) Assumindo compromissos:

Para que novas atitudes pessoais ou grupais esse nosso encontro ou reflexão nos motivou? O que podemos assumir?
Se comprometer na participação dos encontros, celebrações.

6) Avaliação:

Motivação: Na estrada da vida é preciso marcar os nossos passos, colocar balizas nos lugares por onde já andamos para que assim não voltemos a cometer os mesmos erros. Tomar consciência das coisas que foram boas e das que poderiam ser melhor é passo positivo e que leva para frente!

- Como foi nosso encontro hoje? Que descobertas tivemos? Que valores percebemos?

7) Recados:
-Missa dia 29/01 – Grupo de Jovens
-Missa de despedida do Pe. Revelino – dia 25/01 as 20h na Matriz – Confraternização depois (cada um trazer um prato)
-Missa posse do Pe. Carlos André Paixão dia 04/02 as 20h – Capela de Perequê. 
-Quem pode fazer o próximo encontro?
-Quem pode trazer lanche?

8) Oração

Motivação - Dar as mãos é se oferecer como força amiga e abertura para recebimento. São os laços de um grupo que se firmam e renovam. É reconhecimento de igualdade tanto no direito quanto no dever. Que, ao dar as mãos, nos reconheçamos irmãos e irmãs, filhos e filhas do mesmo Pai!
Preces espontâneas...
Pai nosso

Bênção da despedida: “Que a terra abra caminhos sempre à frente dos teus passos. E que o vento sopre suave os teus ombros. Que o sol brilhe sempre cálido e fraterno no teu rosto. Que a chuva caia suave entre teus campos. E até que nos tornemos a encontrar, Deus te guarde, Deus nos guarde em seu abraço”.

Estrada para o sucesso...

A estrada para o sucesso não é uma reta. Há uma curva chamada fracasso,
Um trevo chamado confusão, um quebra molas chamado
amigos,
Faróis de advertência chamados
família e pneus furados chamados empregos.
Mas...
Se você tiver um estepe chamado determinação
Um motor chamado perseverança, um seguro chamado fé e
Um motorista chamado Deus. Você chegará a um lugar chamado Sucesso!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário