Nossa Paróquia

Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos
Centro - Porto Belo

Quem visita porto belo, não pode deixar de conhecê-la.
Tombada pelo patrimônio histórico em 25 de junho de 1998, a Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos é a segunda construção mais antiga da cidade.
Construída em 1814, a obra iniciou-se como de costume na época, pela Capela Mor (fundos da igreja), utilizou-se mão de obra escrava e as paredes foram construídas com pedras e argamassa à base de óleo de baleia.
Dez anos depois da construção, a capela foi transformada em paróquia e espaço tornou-se pequeno. Vendo a necessidade de algo maior, por volta de 1824 iniciou-se então a construção provisória da nave (local onde ficam os bancos), até a vinda da verba para algo fixo.
Mais de 50 anos depois, quando os moradores de Porto Belo ainda conviviam com um templo de chão batido e paredes em ruínas, foi finalizada a nave de alvenaria.
Localizada de frente para o mar, a igreja Matriz de Porto Belo faz parte da vida da maioria dos moradores, principalmente os mais antigos, que a tem como sua morada.
Por volta de 1863 chegou à igreja a imagem de Nosso Senhor dos Passos, trazida por caravelas portuguesas, que tinham como destino o Rio Grande do Sul. Desde então conhecida pela excelência náutica a cidade de Porto Belo foi escolhida para que a caravela se refugiasse de uma tempestade. A pedido dos moradores, a imagem permanece na igreja até hoje.
Cada cantinho da construção faz parte de uma história, uma igreja simples, construída com o suor de toda uma comunidade.
A Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos localiza-se na Avenida Governador Celso Ramos, em frente ao trapiche do Porto dos Piratas.